15.05.2018

DICAS SOBRE COMO ORGANIZAR SEU ESTOQUE

Como-organizar-seu-estoque

 

Todos os lojistas que almejam conquistar espaço no mercado, além de ter um ótimo atendimento também devem controlar seu estoque de uma maneira eficiente. A boa gestão do estoque está ligada com um ato de equilíbrio e de precaução, permitindo que a empresa ofereça o produto correto para seu público, sem deixar seu capital imobilizado.

 

Organizar esta parte da empresa, permite aos vendedores encontrar os itens mais rapidamente e saber se os produtos estão disponíveis ou não, evitando que os clientes tenham que esperar muito.

 

Para ajudar você, lojista, a aperfeiçoar o atendimento e facilitar a busca dos seus produtos, separamos algumas dicas bem importantes que você precisa saber para uma gestão completa do estoque da sua loja. Confira!

 

– O primeiro passo é cadastrar todos os produtos que chegam até a loja. Classifique todos os ítens, podendo ser por exemplo, pelo gênero, tamanho, tipos, cores e tecido, ou ainda por outros critérios que você considere importantes. Quanto mais especificar, mais fácil será de encontrar as roupas. Somente com este registro é possível controlar quais são as quantidades disponíveis de cada ítem e quando o estoque deve ser renovado.

 

– Após cadastrar e classificar, o ideal é separar as peças de acordo com as categorias já definidas, podendo ser desde armários com repetições ou bancadas com delimitações.

 

– Atualize sempre o status do produto. Assim como o controle de entrada, a baixa dos produtos no momento da venda também não pode ser esquecida, garantindo a organização do estoque e facilitando todo o trabalho. O registro pode ser feito em uma planilha de controle ou no sistema de gestão da loja.

 

– Depois de toda essa organização, você terá noção dos produtos que estão fora de linha e que estão ocupando espaço no seu estoque. Conte as peças e organize-as de um modo que você possa aproveitar para criar algumas ações de vendas.

 

– Para finalizar e assegurar quais são as roupas presentes na sua loja, realize periodicamente algumas auditorias neste setor. Esse processo é fundamental para conferir se o que está registrado na planilha ou sistema de fato está no estoque. Assim é possível ter um melhor controle sobre todos os produtos presentes na loja.

 

Quer receber mais dicas sobre como fazer seu giro de estoque? Cadastre-se aqui e receba o nosso material!

voltar